cti@ipb.ptMapa do SiteMini-URLIPB

Perfil do Formando

Membros da OE (Especialidade de Engenharia Eletrotécnica) ou da OET (Especialidade de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações ou de Energia e Sistemas de Potência) não considerados por estas entidades com habilitação para o desempenho da actividade de projetistas e instaladores ITED e que pretendam iniciar a atividade profissional nesta área.

Experiência de trabalho em CAD. Caso este pré-requisito não se cumpra será obrigatória a frequência de um módulo específico nesta área.

Objectivos

- Dotar os participantes das competências necessárias à actividades de projetistas e instaladores ITED, cumprindo as normas técnicas introduzidas pelo Manual ITED 3ª Edição e nos termos do art.º 77º, nº1, do Decreto Lei 123/2009 de 21 de Maio, com as alterações introduzidas pela Lei 47/2013 de 10 de Julho e o Referencial Formativo ITED e ITUR para Engenheiros e Engenheiros Técnicos, Versão 2015.

Formadores

- Eng.º Luís Manuel Montenegro de Araújo Pizarro (Coordenador Científico) – IPB/ESTiG – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Eng.º Joaquim Almeida Tavares da Silva (Responsável Técnico) – IPB/ESTiG – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Módulo 1
Tópicos: Introdução.

Módulo 2
Tópicos: Enquadramento jurídico e normativo das ITED.

Módulo 3
Tópicos: Partes constituintes de uma rede ITED - Materiais, equipamentos (constituição e características).

Módulo 4
Tópicos: Classificações ambientais – Regras MICE.

Módulo 5
Tópicos: Dimensionamento das redes de cabos e tubagem.

Módulo 6
Tópicos: Caso prático - Elaboração de um projecto ITED.

Módulo 7
Tópicos: Caso prático - Elaboração de um projecto ITED de um edifício misto.

Módulo 8
Tópicos: Sistemas de uso exclusivo do edifício e sistemas inteligentes.

Módulo 9
Tópicos: Instalação.

Módulo 10
Tópicos: Avaliação Final.

Informação Adicional

REGIME DE FREQUÊNCIA/CERTIFICAÇÃO:

• A avaliação durante o período letivo tem um peso de 50% na classificação final e o exame, outros 50%.
  • A avaliação contínua é definida pela nota de frequência, na qual o estudante é avaliado com base no desenvolvimento, entrega e defesa de quatro projetos de uma urbanização grande (rede de tubagens, rede de distribuição de pares de cobre, rede de distribuição de cabo coaxial RF e rede de distribuição de fibras óticas).

•  A prova de exame contém duas partes: uma, visando avaliar os conhecimentos teóricos; outra, com exercícios de aplicação prática.

•  O participante é considerado Aprovado quando a classificação final é superior ou igual a 12 numa escala de 0 a 20.

•  No final da ação de formação, cada participante que atingir os objetivos definidos, isto é seja considerado Aprovado recebe um Certificado de formação contínua.

•  Nos casos em que não forem atingidos os objetivos, o participante recebe um Certificado de Frequência comprovativo da frequência da ação.

•  A emissão de certificado está sujeita à frequência de 85% do curso.

Duração:
Número Mínimo:
10 Formandos
Número Máximo:
14 Formandos
Preço por Participante:
650€, com 10% de desconto para membros da OE e da OET e 15% para professores e antigos alunos IPB.

Ficha de Inscrição

Contactos:
Paula Odete Fernandes
Telefone: 273 303 103
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 Bragança - Portugal - Telefones: + 351 273 303 000 - Fax 273 313 051