Bolos e panquecas à base de cascas de maçã e pêra, acompanhadas com bebidas aromatizadas com limão e pepino, foram alguns dos produtos disponibilizados à comunidade académica do IPB, na passada quinta-feira. A iniciativa inseriu-se nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra anualmente a 16 de outubro, e foi dinamizada pelos estudantes da licenciatura em Dietética e Nutrição.
De manhã, as atividades decorreram em todas as Escolas do IPB, em Bragança (ESA, ESE, ESTiG e ESSa), reunindo estudantes e docentes em torno de conceitos como a segurança alimentar, sustentabilidade, hábitos de alimentação saudáveis e desperdício alimentar.
À tarde, o ShowCooking no Centro Académico (Campus de Santa Apolónia) permitiu à comunidade provar as iguarias preparadas pelos estudantes, enquanto aprendia, de forma prática, o valor nutritivo dos alimentos e o aproveitamento sustentável dos ingredientes usados na confeção.
Em 2025, o tema definido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) – que celebra 80 anos de existência – foi “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”. A iniciativa reforça a importância do trabalho conjunto entre governos, organizações, setores agroalimentares e comunidades, na construção de sistemas alimentares mais sustentáveis e saudáveis.