A Escola Superior de Educação do IPB (ESE-IPB) acolheu, nos dias 16 e 17 de outubro, o VI Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2025), um evento que reuniu investigadores, docentes e estudantes de diferentes latitudes.
O evento destacou-se pela reflexão sobre a inovação pedagógica e pela partilha de experiências e abordagens inovadoras, realçando o papel central da língua portuguesa e da educação na construção de comunidades mais justas e inclusivas.
O Diretor da Escola, Carlos Teixeira, explicou que “este é um congresso pensado na perspetiva da diversidade, um evento que celebra a diversidade do mundo da lusofonia e que conta com a língua portuguesa como o elemento que a agrega”.
Satisfeito com a forte adesão ao evento, Carlos Teixeira destacou que a ampla participação estudantil reflete o crescimento, entre os alunos, da “reflexão sobre as preocupações pedagógicas” e sobre “novas respostas para um paradigma educacional em mudança”.
O encontro serviu ainda para dar destaque ao papel que tem vindo a ser desempenhado pelo INOV-NORTE – Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte, reconhecendo a importância crescente da investigação e reflexão sobre metodologias e práticas educativas inovadoras.
O LUSOCONF2025 contou igualmente com vários momentos culturais. Destaque para o concerto do “Trio de Pedro Caldeira Cabral”, que teve lugar na noite de quinta-feira, no Auditório Professora Conceição Martins.