PLANO OPERACIONAL PARA AS ATIVIDADES DA ESTiG




ANO LETIVO DE 2020/2021





 

Plano operacional para as atividades da ESTG para o ano letivo de 2020/2021

 

O espírito de equipa e a capacidade de entreajuda, associados ao talento individual, que são o cunho da Comunidade ESTiG, têm-nos permitido enfrentar e ultrapassar vários desafios. A pandemia que vivemos, obrigou-nos, nos últimos meses, a uma adaptação à nova realidade. A Comunidade ESTiG agiu de forma serena e exemplar, atuação que permitiu manter a partilha de conhecimento, como garantia de futuro.

No ano letivo de 2020/2021, as atividades letivas e não letivas terão de funcionar no cumprimento das regras definidas pelas autoridades de saúde e, internamente, no Plano de Contingência para o Coronavírus SARS-COV-2/COVID-19 do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), atualizado a 24 de agosto de 2020. Este último define “...um conjunto de medidas de orientação global, que deverão ser adaptadas para cada escola e instalação específica do IPB...”.

Neste contexto, o presente documento apresenta o plano operacional para as atividades da ESTiG para o ano letivo de 2020/21, considerando as especificidades das mesmas, bem como das instalações.

 

 

I. PRINCÍPIOS ORIENTADORES

O Despacho n.º 109/IPB/2020 do Presidente do IPB, define os princípios orientadores para o funcionamento do ano letivo de 2020/2021, de entre os quais se destacam:

  • As aulas funcionarão em regime presencial;
  • As aulas serão sempre ministradas com a presença dos docentes nas instalações do IPB, na presença de estudantes, em número adequado às condições de segurança;
  • As componentes experimentais das unidades curriculares serão ministradas presencialmente para todos os estudantes;
  • Deve ser estimulada a inovação pedagógica alargando e aprofundando formas de autoaprendizagem e trabalho em equipa, sempre de forma inclusiva e não discriminatória;
  • A avaliação por testes e/ou exames fora do período de aulas será realizada presencialmente. Toda a restante avaliação será feita de acordo com o definido pelo responsável da UC;
  • Os horários de funcionamento das atividades letivas serão alargados, podendo decorrer entre as 08h00 e as 21h00 e incluindo o sábado na semana letiva;
  • A higienização e desinfeção das salas ocorrerá duas vezes por dia ou sempre que se justifique.

 

 

II. ATUAÇÃO INDIVIDUAL

Para segurança da Comunidade ESTiG, é fundamental que, individualmente, sejamos responsáveis, pelo que todos deverão:

  • Estar atentos aos sintomas (e.g. febre, tosse, dificuldade respiratória) da COVID-19, devendo ficar em casa no caso de sentir algum deles;
  • Proceder de acordo o Plano de Contingência para o Coronavírus SARS-COV-2/COVID-19 do IPB, no caso de apresentarem sintomas durante a permanência nas instalações da ESTiG (No ANEXO I poderá ser visualizada a localização da sala de contingência);
  • Usar, obrigatoriamente, máscara de uso geral dentro das instalações da ESTiG, apenas podendo ser retirada aquando das refeições;
  • Usar, facultativamente, máscara de uso geral nas imediações das instalações da ESTiG;
  • Higienizar, frequentemente, as mãos com solução antissética de base alcoólica (SABA) ou água e sabão, nomeadamente:
    1. à entrada e saída das instalações;
    2. à entrada e saída de um espaço comum (salas, laboratórios, auditório, anfiteatros, biblioteca, bar, etc.);
    3. sempre que utilizar máquinas de vending, fotocopiadoras, caixa multibanco, balcões/secretárias de atendimento etc.
    4. nas casas de banho, assinaladas na planta constante do ANEXO I.
  • Cumprir as regras de etiqueta respiratória;
  • Manter o distanciamento social de 2 metros, evitando contacto físico;
  • Evitar aglomerados de pessoas (proibição de mais de 10 pessoas);
  • Permanecer no seu lugar o máximo de tempo possível, a fim de limitar circulações desnecessárias;
  • Cumprir a sinalética colocada no pavimento, equipamentos ou mobiliário (circular pela direita, sentar nas cadeiras disponíveis ou nos lugares assinalados, etc.);
  • Minimizar o tempo de permanência no Bar e junto às máquinas de vending, devendo ser privilegiados os espaços exteriores, sempre que possível. A máscara apenas deverá ser retirada para comer e beber, devendo, nesse período, ser evitado o diálogo;
  • Ser responsável aquando das interações sociais, tentando minimizar o número de diferentes pessoas com quem tem contacto próximo;
  • Higienizar, frequentemente, os objetos pessoais (telemóveis, máquinas calculadoras, material escolar, etc.), não devendo, os mesmos, ser partilhados;
  • Utilizar os recipientes do lixo, identificados para o efeito, para colocação dos resíduos relacionados com a prevenção do contágio COVID-19 (máscaras, luvas, lenços de papel, etc.);

 

 

III. INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO

A utilização responsável das instalações, equipamentos e mobiliário permitirá reduzir o risco de contágio, pelo que:

  • Durante os dias de semana (de segunda a sexta, exceto feriados) e aos sábados, as instalações estarão abertas das 8h00 às 21h00;
  • Os diferentes serviços da ESTiG, incluindo a Biblioteca, terão, durante os dias de semana (de segunda a sexta, exceto feriados), os seguintes horários: das 9h:00 às 12:30 e das 14h:00 às 17h:30;
  • A entrada nas instalações da ESTiG far-se-á pela porta principal e porta central da Praça Professor José Adriano Gomes Pires e pelas três portas traseiras. A saída far-se-á pela porta principal e porta lateral da Praça Professor José Adriano Gomes Pires e pelas três portas traseiras . Aos sábados a entrada e saída far-se-á apenas pela porta principal. (ANEXO I);
  • Estão disponíveis dispensadores SABA, quer nas entradas das instalações, quer nos espaços comuns, (salas, laboratórios, auditório, anfiteatros, biblioteca, bar, etc.) e próximo das máquinas de vending, fotocopiadoras, caixa multibanco, balcões/ secretárias de atendimento;
  • Os circuitos para deslocação nas instalações da ESTiG estão identificados no pavimento, conforme ANEXO I;
  • Sempre que possível, janelas e portas deverão permanecer abertas para uma melhor circulação do ar;
  • O mobiliário das salas não poderá ser movimentado;
  • Deverão ser utilizadas as escadas em detrimento do elevador. O elevador apenas deverá ser utilizado por quem tenha mobilidade condicionada ou esteja em situação que o exija, preferencialmente, apenas por uma pessoa;
  • A lotação máxima dos diferentes espaços (salas, laboratórios, biblioteca, auditório, anfiteatros, sala de estudo, bar, etc.) será afixada na porta de entrada, não podendo ser excedida;
  • As salas estão organizadas para uma ocupação de 50 % da capacidade normal, o que garante um distanciamento de aproximadamente 1 metro;
  • As portas das salas permanecerão abertas, por forma a que os estudantes possam entrar e sentar, seguindo as regras de higienização, mesmo sem a presença do professor. A marcação de presença será validada, mesmo que feita antes da entrada do professor. Desta forma, serão minimizados os pontos de contacto, bem como as aglomerações nos corredores.
  • Os laboratórios estão organizados de forma a permitir uma ocupação que possibilite o distanciamento necessário, bem como a exequibilidade dos trabalhos desta natureza;
  • Nos auditórios e anfiteatros poderão ser ocupadas todas as filas, com lugares desencontrados, devendo ser deixado um lugar de intervalo entre os estudantes, e garantindo o distanciamento físico entre estudantes/docentes. Os estudantes deverão sentar nos lugares assinalados para o efeito;
  • A biblioteca, salas de estudo e bar estão organizados de forma a permitir o distanciamento necessário;
  • Os gabinetes partilhados deverão ser reorganizados, pelos seus responsáveis, de forma a que seja garantido o distanciamento de 2 metros entre os lugares de trabalho, evitando o posicionamento frente a frente;
  • Não será permitido fumar nas imediações cobertas da ESTiG, ou outros espaços de acesso às instalações em toda a sua extensão.

 

 

IV. FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES

1. Aulas

  • As aulas funcionarão em regime presencial, podendo existir a necessidade de um regime presencial misto. A definição dos estudantes que frequentarão, presencialmente, as aulas, dependerá dos limites de ocupação de cada sala/antiteatro e será efetuada, tendo por base os turnos criados ou a divisão equitativa dos estudantes.
  • Os estudantes que não possam estar presencialmente nas aulas, considerando a necessidade do regime presencial misto, assistirão às mesmas à distância, de forma síncrona com a presencial, com recurso a tecnologias digitais;
  • Durante o período das aulas, o professor deverá fazer cumprir as regras de higienização, etiqueta respiratória e distanciamento social, previstas no Plano de Contingência para o Coronavírus SARS-COV-2/COVID-19 do IPB;
  • Os horários das aulas serão desfasados, por forma a que sejam evitados aglomerados, à mesma hora, nos espaços comuns e partilhados, como sejam corredores, halls, bares, etc.;
  • As aulas deverão iniciar, impreterivelmente, à hora marcada, sendo aconselhado que terminem 5 minutos antes do início da aula seguinte, por forma a que sejam evitados aglomerados, à mesma hora, nos espaços comuns e partilhados, como sejam corredores, halls, bares, etc
  • Os primeiros estudantes a chegar à sala ou anfiteatro deverão, sempre, sentar-se nos lugares que minimizem a circulações nesses espaços, seguindo as regras:
    1. Salas: os lugares junto às janelas deverão ser os primeiros a ser ocupados;
    2. Anfiteatros: os lugares do meio deverão ser os primeiros a ser ocupados.
  • As salas/anfiteatros e laboratórios, onde decorrerão as aulas, serão higienizadas e desinfetadas duas vezes por dia ou sempre que se justifique, por uma equipa designada para o efeito;
  • Os laboratórios, pelas especificidades relacionadas com a utilização de máquinas/equipamentos, deverão ter um plano específico de higienização e desinfeção, que deverá ser assegurado pelos técnicos alocados aos mesmos;

2. Serviços

  • Os serviços serão assegurados, presencialmente, das 9h:00 às 12:30 e das 14h:00 às 17h:30, podendo ser efetuados agendamentos por email ou telefone, por forma a serem evitados aglomerados:
    1. Secretariado: Paula Minhoto ou Anabela Madeira (pminhoto@ipb.pt, amadeira@ipb.pt) – 273 303 040
    2. Secretaria de alunos: Elisabete Afonso (elisabeteafonso@ipb.pt) ou Paula Carvalho (paula@ipb.pt) – 273 303 045
    3. Apoio à Direção: Elizabeth Lima Pereira (elizabeth@ipb.pt) – 273 303 037
    4. Serviços financeiros: Fátima Silva (fatima@ipb.pt) – 273 303 041
    5. Linha de apoio ao plano operacional para as atividades da ESTiG para o ano letivo de 2020/21: Sofia Aspeçada (aspecada@ipb.pt) – 273 303 038
    6. Centro de Recursos Informáticos: Cristina Barreto (cris@ipb.pt) ou José Luís Gonçalves (zeluis@ipb.pt) – 273 303 010
    7. Gabinete de Relações com o Exterior: Rosa Pires (rosa@ipb.pt) – 273 303 095
    8. Biblioteca: Arminda Ferreira (minda@ipb.pt) – 273 303 005
    9. Laboratórios: contactar os responsáveis (ver na página da ESTiG)
  • A política de “secretária limpa” deverá ser implementada em todos os serviços, por forma a possam ser reduzidos os objetos passíveis de infeção e facilitado o processo de higienização e desinfeção dos espaços;
  • As salas de estudo da Biblioteca apenas poderão ser utilizadas, ao mesmo tempo, por duas pessoas, devendo ser reservadas na respetiva receção;
  • A consulta de livros deverá ser antecedida de higienização das mãos. Após a utilização, o livro deverá ser colocado nos locais assinalados para o efeito, ficando em “quarentena” durante, pelo menos, 24h;
  • Os livros requisitados para saída da Biblioteca, bem como os consultados internamente, serão colocados em “quarentena”, quando devolvidos, durante, pelo menos, 72h.





ANEXO I











ESTiG, 24 de setembro de 2020