Home
cti@ipb.ptMapa do SiteMini-URLIPB
 

A consequente aposta nas fontes renováveis de energia constitui um sinal de mudança urgente e necessário nas temáticas energéticas num país dependente em mais de 60% de recursos importados para a produção de eletricidade. Simultaneamente, necessário corrigir e aumentar o impacto nas medidas que melhorem a eficiência dos sistemas energéticos e que reduzam a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.

Objetivos:
Formar profissionais especializados para serem integrados numa comunidade pan-europeia de energia, respondendo às necessidades atuais e reconhecidas de técnicos habilitados e estratégia europeia para uma energia sustentável, competitiva e segura. Este objetivo genérico compreende diversos objetivos específicos, dos quais se destacam os seguintes:
  • domínio, aplicação e integração das diversas tecnologias das energias renováveis nos setores sensíveis da sociedade, nomeadamente a produção de energia elétrica, consumo energético em edifícios e sistemas de transporte.
  • implementação de soluções que impliquem uma racionalização dos recursos energéticos no âmbito do aumento da competitividade empresarial.
  • estimular a responsabilidade social sobre as soluções tecnológicas adotadas.
Saídas profissionais:
Esta formação permite um vasto leque de saídas profissionais, em circunstâncias similares às que são proporcionadas por instituições de referência de ensino superior no espaço Europeu, de onde se salienta:
  • quadros superiores das mais diversas instituições públicas e privadas, de qualquer dimensão (grandes, médias e pequenas empresas);
  • consultores independentes ou quadros de empresas de consultoria;
  • empresários e empreendedores;
  • quadros da administração pública central e local;
  • investigadores incluídos em departamentos de I&D empresarial.  
Regime de funcionamento: Pós-Laboral.
IMG_EREE

Diretor de Curso
Orlando Manuel de Castro Ferreira Soares (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Campus de Santa Apolónia - 5300-253 Bragança - Portugal - Telefones: + 351 273 303 000 - Fax 273 313 051