IPB celebrou o arranque do Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores

27 January 2026

O IPB assinalou, no passado sábado, dia 24 de janeiro, o arranque do Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores (IYPR 2026), declarado pelas Nações Unidas, com a realização do “Jantar dos Pastores”, uma iniciativa de reconhecimento público da pastorícia e dos pastores do território transmontano.

O evento, que decorreu na Escola Superior Agrária do IPB em coorganização com o Centro de Competências do Pastoreio Extensivo, reuniu mais de 150 participantes, entre pastores, familiares, representantes institucionais e entidades regionais e nacionais, evidenciando o papel da pastorícia extensiva na identidade, sustentabilidade e coesão do território. 

Além de Orlando Rodrigues, Presidente do IPB, a sessão pública contou com a presença do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, do Vice-Presidente da CCDR NORTE, I.P., Paulo Ramalho, da Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Isabel Ferreira, da Diretora Regional do Norte do ICNF, Sandra Sarmento, bem como de representantes da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), presidentes de vários municípios e outras entidades de relevo regional. 

Durante a sessão foram abordados temas centrais para o futuro da pastorícia, desde os desafios do exercício da atividade em territórios de montanha à renovação geracional e ao papel da investigação na valorização e sustentabilidade dos sistemas silvopastoris. 

José Manuel Fernandes felicitou o IPB pela organização do evento, ouviu as preocupações dos pastores e respondeu às questões colocadas pelos jornalistas. No final da sessão, o Ministro da Agricultura e Mar juntou-se aos participantes no jantar, que decorreu na cantina dos Serviços de Ação Social do IPB. 

Satisfeito com a organização, o Presidente do IPB realçou a importância simbólica de esta iniciativa decorrer na instituição que dirige, e que, ao longo de décadas, tem desenvolvido trabalho científico próximo do território, em diálogo permanente com os pastores e atento às especificidades da sua atividade. 

Entre os diversos testemunhos recolhidos, organização e participantes manifestaram-se igualmente satisfeitos com o sucesso do evento, que juntou, pela primeira vez em Bragança, pastores de vários pontos do país. A dimensão intergeracional da pastorícia e a necessidade de criar condições para o seu futuro ficaram bem patentes nas palavras de um jovem pastor de ovelhas do concelho de Vinhais, que partilhou as razões que o levaram a iniciar esta atividade: “comecei com o meu avô e gostei; tive sempre aquele amor pelos animais”. No Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores, Luís Miguel, que concilia a pastorícia com os estudos, sublinhou ainda a importância dos apoios públicos como incentivo para que mais jovens decidam abraçar esta profissão. 

Para o IPB, este momento reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável das regiões de montanha, a valorização do conhecimento tradicional, a articulação entre ciência e prática e o reconhecimento das comunidades que moldam o território. 

Integrado nas iniciativas nacionais que assinalam o início do IYPR 2026, o “Jantar dos Pastores” - já uma tradição entre os membros de um grupo privado na rede social Facebook, que conta atualmente com mais de 7 000 inscritos - afirmou Bragança e o IPB como espaços de referência na reflexão, valorização e futuro da pastorícia extensiva.

Contactos

Escola Superior de Tecnologia e Gestão


Instituto Politécnico de Bragança

Campus de Santa Apolónia

5300-253 BRAGANÇA

Tel: (+351) 273303000

E-mail: estig@ipb.pt