O SusTEC – Laboratório Associado para a Sustentabilidade e Tecnologia nas regiões de montanha resulta da associação de duas unidades de investigação do IPB: o CIMO – Centro de Investigação de Montanha e o CeDRI – Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente.
O objetivo do SusTEC é passar da Natureza aos Produtos através da implementação de práticas e processos sustentáveis e de tecnologias digitais e limpas. O foco do SusTEC não está centrado num campo temático vertical, mas sim em desafios sociais transversais e transdisciplinares alinhados com as agendas nacionais e europeias de investigação e inovação.
O SusTEC organiza-se em três linhas temáticas (LT):
LT1: Recursos Naturais, Agricultura e Mudanças Climáticas;
LT2: Soluções alimentares e de base biológica; e
LT3: PMEs inovadoras e de base tecnológica.
A LT1 atua na melhoria dos sistemas agrícolas, nomeadamente na agricultura familiar, na gestão dos recursos naturais e no desenvolvimento económico e rural, seguindo uma visão integrada com a variabilidade e alterações climáticas.
A LT2 aborda o desenvolvimento de alimentos de alto valor, ingredientes e produtos de base natural para diversos campos industriais, através de práticas sustentáveis, que incluem o uso de bioresíduos, fluxos secundários da agroindústria, reciclagem e tecnologias verdes.
A LT3 trata da aplicação de novos conhecimentos e tecnologias de apoio à modernização da indústria para enfrentar os desafios atuais no contexto da transformação digital, promovendo a criação de processos e sistemas mais inovadores, tecnológicos e baseados no conhecimento que permitam às empresas ser mais competitivas a nível nacional e nos mercados internacionais. Integra também competências no desenvolvimento de produtos e processos que consolidem uma intervenção sólida nas indústrias de base tecnológica.
A atividade do SusTEC está em plena articulação com:
- o Acordo Verde da Comissão Europeia para a mitigação climática, promovendo a transição para uma indústria baseada na economia limpa e/ou circular;
- a estratégia “Farm to Fork” e a Estratégia Digital Europeia, contribuindo para transformar a agricultura e as zonas rurais e modernizar o setor industrial;
- os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nomeadamente: Erradicar a Fome; Saúde de Qualidade; Trabalho Digno e Crescimento Económico; Indústria, Inovação e Infraestruturas; Produção e Consumo Sustentáveis; Cidades e Comunidades Sustentáveis e Ação Climática;
- as políticas nacionais e as agendas temáticas estabelecidas pela Agenda de Investigação e Inovação da FCT (Indústria e Manufatura, Sistemas Ciberfísicos e Formas Avançadas de Computação e Comunicação e Economia Circular) e pelo Programa de Valorização do Interior.
Contactos
Campus Santa Apolónia
5300-253 Bragança
Telefone: (+351) 273 303 382
WEB: sustec.ipb.pt
E-mail: sustec@ipb.pt