A política de Acesso Aberto do Instituto Politécnico de Bragança pretende divulgar e permitir o livre acesso à produção científica produzida pela comunidade académica, promovendo a integração, a partilha e a visibilidade da informação científica, garantindo a preservação da memória intelectual e científica.
A divulgação dos resultados de investigação de uma forma eficiente e ampla constitui uma parte significativa do papel do IPB como uma organização que realiza investigação aplicada de referência.
Consulte aqui a Política de Ciência Aberta do IPB (brevemente).
PortAberta
A operação PortAberta – Portal de Investigação para a Ciência Aberta – tem como promotores a Universidade do Minho (UMinho) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
As duas Instituições de Ensino Superior e Investigação partilham a necessidade de estabelecer um CRIS (Current Research Information Systems) e Portal de Investigação, como ferramenta para apoiar e reforçar a sua afirmação na investigação e desenvolvimento e a sua aposta na Ciência Aberta.
A operação PortAberta resulta dos percursos similares que a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Bragança têm realizado no domínio do acesso aberto e ciência aberta, sendo ambas instituições reconhecidas nestes domínios, e encontrando-se ambas perante a necessidade de estabelecer os seus portais de investigação alinhados com esses percursos e alavancando os sistemas e ferramentas que já possuem.
Este projeto resulta de uma candidatura apresentada no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA2020) da Agência para a Modernização Administrativa (AMA). É cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020 e pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Saiba mais sobre o PortAberta.