Doutoramento

Doutoramento

Engenharia de Sistemas Inteligentes

Diretor(a) de Curso: Paulo Jorge Pinto Leitão [pleitao@ipb.pt]

Diploma conferido

Doutoramento em Engenharia de Sistemas Inteligentes. Título de Doutor.

Nível de qualificação

3.º Ciclo de Estudos. Nível 8 do 8 QNQ e EQF. Nível 8 do ISCED 2011.

Requisitos de acesso

Podem candidatar-se ao ingresso no Doutoramento em Engenharia de Sistemas Inteligentes: a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Industrial, Engenharia Informática, ou qualquer outra área afim; b) Os titulares do grau de licenciado em Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática ou qualquer outra área afim, com pelo menos 5 anos de formação académica no Ensino Superior; c) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Creditação de aprendizagens prévias

Requisitos de qualificação e regulamentos

None

Perfil do programa de estudos

O Doutoramento em Engenharia de Sistemas Inteligentes visa preparar profissionais e investigadores com elevada competência científica segundo parâmetros de qualidade internacional, com capacidade de exercer autonomamente funções de investigação e liderança em processos de inovação na área multidisciplinar de Eng. de Sistemas Inteligentes, que são pervasivos nas temáticas que compõem o universo científico do Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), nomeadamente eletrónica, automação e robótica, sistemas ciber-fisicos, inteligência artificial, computação avançada e cibersegurança, alinhados com os princípios da Indústria 4.0. O ciclo de estudos é suportado por uma infraestrutura de investigação científica de excelência a nível internacional, que se concretiza no CeDRI, alojado no Instituto Politécnico de Bragança, reconhecida pela FCT e com uma classificação de Excelente no último processo de avaliação de unidades de I&D. A realização de projetos de investigação aplicada de elevado potencial científico, em estreita articulação com empresas e focando o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas práticos e realistas, permitirá o reforço da capacidade tecnológica nacional e desempenhará um papel dinamizador da região de Trás-os-Montes, num contexto favorável e emergente de transformação digital e transição energética, e a sua integração em redes internacionais de conhecimento

Principais resultados da aprendizagem

O grau de doutor em Engenharia de Sistemas Inteligentes é conferido aos estudantes que demonstrem ter, nesta área, a capacidade de: - Desenvolver capacidade de inovação e investigação numa perspetiva de internacionalização e reforço da capacidade tecnológica nacional na área multidisciplinar de Eng. de Sistemas Inteligentes, alinhado com a transformação digital e que inclui, entre outros, eletrónica, automação e robótica, sistemas ciber-fisicos, inteligência artificial, computação avançada e cibersegurança. - Formular questões de investigação face a um problema de investigação, bem como identificar, desenvolver e utilizar metodologias apropriadas à abordagem das questões levantadas, com vista à obtenção de soluções originais para o problema em estudo; - Avaliar os méritos e as lacunas das soluções encontradas, quer em termos absolutos, quer em comparação com soluções alternativas; - Promover competências na exposição e discussão, oralmente e por escrito, das suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidade.

Perfil ocupacional dos diplomados

Os diplomados terão competências para exercerem autonomamente funções de investigação e liderança em processos de inovação na área multidisciplinar da Eng. de Sistemas Inteligentes, que inclui, entre outras, as temáticas de eletrónica, automação e robótica, sistemas ciber-fisicos, inteligência artificial, computação avançada e cibersegurança, alinhadas com a transformação digital e cobrindo diferentes sectores, desde sistemas de energia, até sistemas computacionais, passando por sistemas de automação.

Acesso a outros ciclos de estudos

Regulamentos de exames, avaliação e classificação

A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em https://ipb.pt/pt/estudar/candidaturas/regulamentacao-academica. Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.

Regime de estudos

Tempo inteiro/Tempo parcial.

Acreditação/Registo

Acreditação: NCE/23/2300122 (https://si.a3es.pt/sia3es/page?stage=ConsultaPublicaProcesso&processID=869) Registo DGES: R/A-Cr 69/2024, de 26-04-2024 (https://www.dges.gov.pt/pt/pesquisa_cursos_instituicoes?instituicao=&cursos=&distrito=&tipo_ensino=2&tipo_estabelecimento=&area=&tipo_curso=10)

Documentos adicionais

Áreas Científicas que integram o plano de estudos

Engenharia de Sistemas Inteligentes ESI 180,0 0,0

Plano de estudos

5001-828-1001-00-24 Metodologias de Investigação MI 1 S0 6,0
5001-828-1002-00-24 Projeto de Tese PT 1 S0 54,0
5001-828-1003-00-24 Tese T 1 S0 120,0

Contactos

Escola Superior de Tecnologia e Gestão


Instituto Politécnico de Bragança

Campus de Santa Apolónia


5300-253 BRAGANÇA

Tel: (+351) 273303000

E-mail: estig@ipb.pt