O IPB organiza inúmeros eventos, com o objetivo de dar a conhecer a instituição, divulgar a sua oferta formativa e a sua atividade de ciência.
Ao abrir as suas portas, o IPB facilita o contacto com a realidade do Ensino Superior e Investigação Aplicada, oferecendo diversas atividades, para diferentes públicos, desde demonstrações, visitas a laboratórios e atividades experimentais.
Veja aqui alguns dos nossos eventos ciência.
Masterclasses
As Masterclasses em Física de Partículas são uma atividade organizada pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (lip.pt/masterclasses) em colaboração com os Institutos e Universidades participantes, dirigida a alunos do ensino secundário, e que pretende dar a conhecer a área de Física de Partículas.
É uma atividade realizada a nível internacional – physicsmasterclasses.org – no âmbito do IPPOG – International Particle Physics Outreach Group.
Os estudantes vão aos Institutos e Universidades “Ser Cientista por um dia… Com as Mãos nas Partículas!”, em cerca de 200 locais distribuídos por 60 países.
O intenso programa permite dar a conhecer aos jovens o ciclo típico da atividade de um cientista: aprendizagem, experimentação, discussão e apresentação de resultados (e no final, autoavaliação).
Dia do Fascínio de Plantas
Promovido pela European Plant Science Organisation (EPSO), pretende-se que o maior número possível de pessoas, em todo o mundo, desperte para o fascínio das plantas e para a importância do seu estudo na melhoria da agricultura e produção sustentável de alimentos, bem como para a horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares, como papel, madeira, químicos, fármacos e energia. O papel determinante das plantas na conservação do meio ambiente será igualmente objeto de destaque. O IPB promove a distribuição de plantas pelos alunos de diferentes níveis de ensino e população em geral (produzidas nas estufas da ESA), em locais públicos da cidade de Bragança e Mirandela, ao mesmo tempo que se desenvolvem atividades de sensibilização e recreativas (jogos, pinturas, música).
Dia Aberto
As atividades decorrem em dois períodos (manhã e tarde). Pedimos, porém, que marquem os conjuntos de atividades que pretendem fazer, reservando-nos o direito de fazer os ajustamentos que entendermos necessários ao melhor desenvolvimento dos percursos.
O almoço poderá ser marcado na Cantina dos nossos Serviços de Ação Social e é oferta do IPB, pelo que, se desejarem almoçar, deverão indicar essa opção aquando da inscrição.
Verão Ciência
Estágios de Verão do Instituto Politécnico de Bragança que tem como finalidade proporcionar aos estudantes do ensino Técnico-Profissional, estudantes lusodescendentes e estudantes estrangeiros do Ensino Secundário e Técnico-Profissional uma oportunidade de aproximação à realidade da atividade de investigação de base tecnológica e profissionalizante em Portugal. Os estudantes do Ensino Secundário com interesses numa vertente tecnológica, aplicada e “hands on”, poderão também candidatar-se a estes estágios.
Oferecemos a oportunidade de frequentar um dos estágios em diversas áreas Técnico-profissionais:
- Artes do Espetáculo, Artes plásticas e Design;
- Engenharias;
- Gestão e Contabilidade;
- Humanidades, Secretariado e Línguas;
- Robótica, Eletrotecnia, Eletrónica e Informática;
- Tecnologias Agrárias, Alimentares e Ambientais;
- Tecnologias da Saúde e Desporto.
Ciência Viva no Laboratório
O programa “Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias”, apoiado financeiramente pela Agência Ciência Viva, tem como finalidade proporcionar aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica
Os estágios promovidos pelo Ciência Viva no Laboratório decorrem em pleno ambiente de investigação científica, nos centros de I&D do Instituto Politécnico de Bragança, com atividades o mais próximo possível da investigação científica, com linguagem clara, conteúdo e informação direcionada para a idade dos participantes.
Aqua Summer School
A Aqua Summer School decorre no âmbito da Blue Design Alliance, centrada na valorização da água, recursos oceânicos e fluviais e sustentabilidade social e ambiental, associada à saúde e bem-estar, através do design. Pretende ser um espaço privilegiado de aprendizagem e divulgação de conhecimento relativo à água para alunos do ensino secundário. Ao mesmo tempo desenvolve competências de autonomia, criatividade e espírito de equipa fomentadas com práticas pedagógicas, lúdicas e culturais. A Aqua Summer School decorre na cidade de Chaves, conhecida pela sua água termal, o que possibilita aos jovens descobrir a cidade e as suas potencialidades culturais, económicas e de lazer. O programa abrange diferentes áreas científicas no contexto da água, onde são promovidas atividades de ensino não formal e experimentação, acompanhadas por investigadores e monitores, em química clássica, microbiologia, metais pesados e todas as possibilidades de investigação científica ligadas à água termal. Com a frequência da Aqua Summer School, o tempo livre é utilizado de forma didática e divertida – o participante enquanto conhece uma nova cidade e novos amigos, ocupa o tempo livre com uma experiência enriquecedora, tanto em termos científicos como humanos, podendo vir a descobrir a sua vocação futura.
SusTEC Summer School
SusTEC Summer School
Encontro Jovens Investigadores
Encontro de Jovens Investigadores, EJI – STEAM