Cooperação científica e empresarial entre Portugal e Brasil ganha novo impulso com o IPB

06 Fevereiro 2026

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) promoveu, esta semana, um conjunto de iniciativas estratégicas que culminaram no evento internacional “Conectar os Ecossistemas de Inovação do Norte de Portugal e do Paraná”, com o objetivo de consolidar a cooperação científica, tecnológica, académica e empresarial entre Portugal e o Brasil.

A iniciativa reuniu, em Bragança, dirigentes máximos de instituições de ensino superior, responsáveis governamentais e entidades de financiamento da ciência e inovação do Paraná, num momento-chave de reflexão sobre novas oportunidades de cooperação internacional, nomeadamente no contexto do acordo União Europeia – MERCOSUL. 

Visita institucional e contacto com o ecossistema de inovação do IPB 

A deslocação das delegações brasileiras ao IPB integrou um ponto de situação do programa de dupla diplomação de doutoramento “Ganhando o Mundo da Ciência”, bem como o contacto direto com o ecossistema científico e tecnológico do IPB. Destaque para as visitas ao Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e ao Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), onde foram apresentados projetos de investigação e inovação com impacto no território e na cooperação internacional. 

O programa incluiu, ainda, a apresentação de projetos de inovação empresarial desenvolvidos no IPB, com uma passagem pela Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT-IPB), em Mirandela, e uma visita ao Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia-EcoPark, em Bragança, enquanto plataforma estratégica de cooperação empresarial entre o Norte de Portugal e o Paraná, orientada para a transferência de conhecimento e a valorização económica da ciência. 

Evento internacional e assinatura de acordos estratégicos 

O momento central da visita teve lugar na quarta-feira, 4 de fevereiro, com a realização do evento internacional “Conectar os Ecossistemas de Inovação do Norte de Portugal e do Paraná”, que reuniu dirigentes académicos, responsáveis governamentais e entidades de financiamento da ciência e da inovação, num espaço de diálogo estratégico sobre novas oportunidades de cooperação internacional, enquadradas, também, no contexto do acordo União Europeia – MERCOSUL. 

Na primeira mesa-redonda, António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N), Jamil Abdanur Júnior, Diretor-Geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), Luiz Márcio Spinosa, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, e Manuel Heitor, Ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, partilharam perspetivas sobre cooperação científica, tecnológica e de inovação, numa sessão moderada por Sobrinho Teixeira, docente do IPB e Ex-Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. 

A segunda mesa-redonda, moderada por Eliane Rios, Coordenadora de Relações Internacionais da Fundação Araucária, teve a participação de Orlando Rodrigues, Presidente do IPB, Everton Lozano da Silva, Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fábio Hernandes, Reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Marta Regina Gimenez Favaro, Reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Leandro Vanalli, Reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Alexandre Almeida Webber, Reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e Miguel Sanches Neto, Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e centrou-se nas perspetivas de cooperação no âmbito do programa “Ganhando o Mundo da Ciência”. 

A sessão de abertura contou com as intervenções de Orlando Rodrigues, Presidente do IPB, Jamil Abdanur Júnior, Diretor-Geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, e Isabel Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Bragança. 

Sob coordenação de Luís Pais, Vice-presidente do IPB, o encontro culminou com a assinatura de acordos de dupla diplomação e o lançamento de novos editais de mobilidade internacional, envolvendo o IPB, a UTFPR, a Unicentro, a UEL, a UEM, a Unioeste e a UEPG, com o apoio da Fundação Araucária. 

Mobilidade empresarial e inovação como novo eixo de cooperação 

Para além do reforço da mobilidade académica avançada, os protocolos agora assinados introduzem um elemento inovador e pioneiro: a mobilidade de empresas tecnológicas e start-ups entre Portugal e o Brasil, ampliando a cooperação para o domínio empresarial e tecnológico. 

Segundo Orlando Rodrigues, Presidente do IPB, “o objetivo é mais vasto do que a mobilidade de alunos e professores nos dois sentidos. Queremos criar uma mobilidade de empresas tecnológicas e start-ups”, permitindo a sua instalação em parques científicos e tecnológicos de ambos os territórios, com apoio ao crescimento, internacionalização e desenvolvimento de soluções inovadoras. 

Este modelo, que se inicia como projeto-piloto no IPB, deverá ser progressivamente alargado à Região Norte, reforçando a articulação entre ciência, tecnologia, inovação e tecido empresarial. 

Cooperação com impacto científico e internacional consolidado 

A iniciativa enquadra-se num historial de cooperação único entre o IPB e a UTFPR, iniciado em 2014, que já envolveu mais de 1 000 estudantes, de 13 campi e 18 áreas científicas, resultando em mais de 500 publicações científicas internacionais em coautoria e na integração de antigos estudantes como doutorandos e investigadores nas unidades de I&D do IPB. 

A etapa iniciada consolida o IPB como plataforma de ligação entre ecossistemas de inovação europeus e latino-americanos, evidenciando o seu papel enquanto instituição de ensino superior orientada para a internacionalização, a inovação aplicada e o desenvolvimento económico e tecnológico dos territórios. 

Contactos

Escola Superior de Tecnologia e Gestão


Instituto Politécnico de Bragança

Campus de Santa Apolónia

5300-253 BRAGANÇA

Tel: (+351) 273303000

E-mail: estig@ipb.pt