O Instituto Politécnico de Bragança recebeu um grupo quatro docentes e 42 alunos provenientes de 16 universidades europeias para a conclusão do Programa Intensivo Misto em Educação Emocional. Este BIP teve como finalidade, desenvolver a Literacia e Competência Emocional em todos os seus formandos, por forma a promover o bem-estar subjetivo em todas as áreas de vida, desde o pessoal até aos contextos laborais e já tem confirmado a sua continuidade para o próximo ano letivo.
Depois de um conjunto de módulos/seminários em aulas teórico-práticas em e-learning, lecionados por professores e investigadores nacionais e internacionais, este programa terminou com a mobilidade física de curta duração em Bragança, que desafiou os alunos e docentes a participarem em nove EmoLabs, equivalentes a cerca de 28 horas de trabalho presencial, divididas entre Conferências e Laboratórios de Emoções.
A Equipa pedagógica contou com professores da Universidade de Coimbra, da Universidade do Minho, do Politécnico de Setúbal e também com o apoio da Unidade Local de Saúde do Nordeste. O Programa Intensivo Misto, ou BIP – Blended Intensive Program, é uma iniciativa recente do programa Erasmus+ que visa promover a inovação formativa. Concretamente o BIP com o tema “Educação Emocional” surgiu da parceria entre escolas do IPB e Laboratório de Artes na Montanha Graça Morais (LAM).