IPB já está a testar comunidade académica para arranque das atividades letivas

13 Abril 2021

Já começou no Instituto Politécnico de Bragança o programa de rastreio ao Covid-19 através de teste rápido com antigénio. Desde dia 12 e até ao final desta semana, estão a ser testados docentes e outros colaboradores que tenham contacto direto com alunos, e a partir do dia 19 serão submetidos a rastreio todos os alunos que retomem as atividades presenciais. O programa está a ser implementado com recurso a meios internos do IPB e a previsão é de que na primeira semana de aulas sejam realizados cerca de nove mil testes. O IPB será ainda a única instituição de ensino superior que para todos os positivos, e através do seu Laboratório COVID, fará posteriormente um teste para confirmação e identificação da estirpe do vírus, por PCR e sequencial genética.

O Programa de Testagem no Ensino Superior já implementado no IPB, decorre no âmbito da Recomendação às Instituições Científicas e de Ensino Superior relativa a rastreios laboratoriais para a SARS-COV-2, preparada pela Direção-Geral de Saúde e para Direção-Geral do Ensino Superior que na atual situação epidemiológica, entende esta estratégia como uma medida adicional às medidas não-farmacológicas para uma retoma mais segura.

A realização do teste é voluntária, embora seja recomendada para a implementação das medidas de prevenção e controlo de infeção por SARS-CoV-2 na comunidade científica e académica. No caso do IPB a comunidade será testada uma única vez, ou de 14 em 14 dias, caso o concelho entre em situação de risco (> 240 casos / 100 k habitantes em 14 dias). Todas pessoas com teste positivo serão contactadas por via telefónica no prazo máximo de duas horas após a realização dos testes.

 

Contactos

Escola Superior de Tecnologia e Gestão


Instituto Politécnico de Bragança

Campus de Santa Apolónia


5300-253 BRAGANÇA

Tel: (+351) 273303000

E-mail: estig@ipb.pt