O Laboratório Associado para a Sustentabilidade e Tecnologia em Regiões de Montanha (LA - SusTEC) lança, em 2025, um conjunto de iniciativas dedicadas à reflexão e ação sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos. No total serão realizados quatro workshops e um seminário, distribuídos pelo território do nordeste transmontano, que vai reunir especialistas, stakeholders e decisores políticos para debater os desafios e oportunidades da água, com especial destaque nos territórios de montanha.
Os workshops serão momentos de trabalho prático e aprofundado que vão explorar desafios e soluções adaptadas a diferentes realidades, promovendo a troca de conhecimento e boas práticas que possam também ser replicadas em outros territórios.
O culminar destas atividades itinerantes será o Seminário em Bragança, um espaço que se pretende de síntese e debate alargado, e onde investigadores nacionais e internacionais, decisores políticos e stakeholders irão discutir soluções integradas para a gestão da água em regiões de montanha.
A crescente pressão sobre os recursos hídricos, impulsionada pelo crescimento populacional, agricultura intensiva, urbanização, indústria e alterações climáticas, exige uma resposta integrada e eficaz. O "Ano da Água" propõe-se a realçar a importância da água e a equidade no acesso, promovendo soluções inovadoras para a sua gestão eficiente e sustentável, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
A iniciativa "Ano da Água" reforça o compromisso do LA - SusTEC com a sustentabilidade e a inovação, promovendo um futuro mais resiliente para as regiões de montanha e para a gestão dos recursos hídricos em Portugal.
Mais informações em https://sustec.ipb.pt