FCT aprova seis Unidades de Investigação do IPB, com financiamento superior a 8,6 milhões de euros

16 Abril 2025

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou os resultados provisórios do processo de avaliação das Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UID) no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento 2023/2024. O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) submeteu a este processo seis Unidades de Investigação, tendo todas sido aprovadas para financiamento. Entre estas, destacam-se o CIMO – Centro de Investigação de Montanha e o CeDRI – Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente, que alcançaram a classificação máxima de “Excelente”. As restantes quatro Unidades — UNIAG, CITED, LiveWell e GICoS — obtiveram a classificação de “Bom”, igualmente elegível para financiamento. O montante total atribuído ao IPB ascende a 8,612 milhões de euros, o que representa o valor mais elevado entre os Institutos Politécnicos portugueses e o terceiro mais alto na Região Norte.

As seis Unidades de Investigação do IPB integram atualmente 257 investigadores, o maior número entre os Institutos Politécnicos, aos quais se juntam 281 estudantes de doutoramento e 118 investigadores colaboradores, evidenciando o forte dinamismo e capacidade de atração científica da instituição.

O processo de avaliação teve por base as atividades desenvolvidas pelas Unidades de I&D no período compreendido entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2023, bem como os objetivos, a estratégia e o plano de atividades propostos para o ciclo 2025–2029. Esta avaliação contou com a participação de mais de 315 avaliadores internacionais, provenientes de 35 países, distribuídos por 29 painéis disciplinares. Das 336 Unidades de I&D que se candidataram a nível nacional, 313 foram aprovadas para financiamento.

Contactos

Escola Superior de Tecnologia e Gestão


Instituto Politécnico de Bragança

Campus de Santa Apolónia


5300-253 BRAGANÇA

Tel: (+351) 273303000

E-mail: estig@ipb.pt