O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) anunciou os vencedores da 1.ª edição do Prémio de Boas Práticas Pedagógicas, uma iniciativa promovida noâmbito do projeto Drop-in@IPB 2.0 - Caminhos para a Integração e Sucesso Académico dos Estudantes do Instituto Politécnico de Bragança, que visa reconhecer e valorizar docentes que se destacam pela aplicação de práticas pedagógicas inovadoras, eficazes e inclusivas.
A 1ª edição contou com 14 candidaturas submetidas, um número excelente que reflete o dinamismo, a criatividade e o compromisso pedagógico dos docentes do IPB. Esta forte adesão evidencia uma comunidade académica empenhada na melhoria continua das experiências de ensino e aprendizagem dos seus estudantes.
O processo de avaliação foi conduzido por um júri independente composto por elementos internos e externos ao IPB, com participação de uma representante dos estudantes, que distinguiu os seguintes projetos:
- 1.º lugar - FASE - Feedback e Avaliação em Sistemas Distribuídos, de Rui Pedro Sanches de Castro Lopes
- 2.º lugar - Reformulando as Salas de Aula de Matemática no Ensino Superior: De Aulas Tradicionais a Ambientes de Aprendizagem Colaborativos, de Ana Isabel Pinheiro Nunes Pereira
- 3.º lugar - Prática Simulada em Contexto Real: Projeto de Vendas, de Joana Maria Sampaio Rua Fernandes
Os prémios, no valor de 2500€, 1500€ e 1000€ respetivamente, destinam-se a apoiar a participação dos vencedores em eventos científicos ou de formação.
O IPB felicita todos os candidatos pelo empenho, dedicação e compromisso demonstrados ao partilharem as suas práticas pedagógicas. Cada candidatura refletiu um esforço valioso para promover a excelência académica, a inclusão e a inovação no ensino superior, refletindo o impacto transformador que docentes motivados podem ter na aprendizagem dos seus estudantes.