O Instituto Politécnico de Bragança dá as boas-vindas a mais de 3500 novos estudantes no arranque do ano letivo 2025/2026, dos quais 762 foram colocados na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).
Apesar da redução de estudantes imposta às instituições pelas alterações ao regime de acesso ao ensino superior (baixa de 49963 em 2024 para 43 899 em 2025), o IPB afirma-se como uma instituição muito atrativa e mantém a sua posição relativa, sendo o 5.º Politécnico que mais alunos coloca, logo depois dos Politécnicos dos grandes centros urbanos do litoral: Porto, Lisboa, Coimbra e Leiria. A instituição mantém, assim, uma dimensão em torno dos 10 000 alunos.
Cursos mais procurados
Os cursos com maior procura, que esgotaram vagas na 1.ª fase do CNAES, são da área da saúde (Enfermagem e Fisioterapia), da formação de professores (Educação Básica) e das ciências jurídicas e empresariais (Solicitadoria e Marketing). Também cursos como Arte e Design, Línguas para Relações Internacionais e Gestão registaram uma procura muito elevada, ficando muito próximos de preencher a totalidade das vagas. Os cursos de Engenharia, com requisitos de entrada mais exigentes, mantêm-se como os que menos alunos colocam no Concurso Nacional de Acesso.
Procura internacional e outros regimes de ingresso
A atratividade do IPB é particularmente evidente no ingresso de estudantes internacionais, com quatro candidatos por cada vaga disponível. Nos mestrados, o IPB acolhe cerca de 800 novos alunos, enquanto os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) recebem cerca de 600 novos estudantes. Também nos restantes concursos especiais – Maiores de 23 anos, detentores de um diploma de Técnico Superior Profissional, reingressos e outros – a procura mantém-se elevada. Após a 2.ª fase do CNAES, o IPB irá transferir as vagas não ocupadas no concurso para estes regimes especiais. Neste sentido, os estudantes que concluíram o Ensino Secundário, mas não reuniram as condições de acesso ao ensino superior, poderão optar por um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP). Estas formações, com elevada empregabilidade, permitem ainda o prosseguimento de estudos numa licenciatura afim, creditando a maioria da formação já realizada.
Apoios sociais e incentivos
Para além da qualidade e diversidade da oferta formativa, os estudantes do IPB beneficiam de apoios significativos. As bolsas +Superior (1 700 €, ou 1 955 € no caso de CTeSP e Maiores de 23), associadas às Bolsas de Ação Social e a programas próprios de bolsas do IPB, tornam a instituição uma escolha atrativa, inclusiva e acessível.
Informações práticas
Para garantir as vagas preenchidas, os estudantes devem agora efetuar a matrícula, cujo período decorre de 25 a 28 de agosto, exclusivamente online, através da plataforma matriculas.ipb.pt.
Para resolver qualquer anomalia durante o processo, os candidatos devem contactar:
- Serviços Académicos: saipb@ipb.pt
- Serviços de Informática: cid@ipb.pt
Próximas fases de candidatura ao CNAES, início das aulas e Semana de Integração
➡️ 2.ª fase: 25 de agosto a 3 de setembro
➡️ 3.ª fase: 23 a 25 de setembro
O ano letivo começa a 15 de setembro. Entre os dias 8 e 12 de setembro, os novos estudantes poderão participar na Semana de Integração, um momento de acolhimento e descoberta da comunidade IPB, promovido pela Mentoring Academy do IPB (https://mentoringacademy.ipb.pt). Esta semana inclui múltiplas atividades de acolhimento, lúdicas e informativas, que constituirão uma excelente oportunidade para conhecer a instituição, os colegas e a região. As aulas terão início no dia 15 de setembro.
O IPB felicita todos os novos estudantes e renova o convite a todos os que pretendem integrar uma instituição inovadora, internacional, inclusiva e ligada ao futuro da região e do país.