O IPB, em parceria com a Câmara Municipal de Chaves, promoveu no dia 4 de setembro a 2.ª edição das Jornadas da Educação, sob o tema “O Cérebro em Rede: Os Mistérios da Aprendizagem”.
A iniciativa foi organizada pela Escola Superior de Educação e pela Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar, em conjunto com o município flaviense, reunindo educadores e professores de todos os níveis de ensino do concelho de Chaves.
A sessão de abertura contou com a presença de Luís Pais, Vice-Presidente do IPB, e Nuno Vaz, Presidente da Câmara Municipal de Chaves, que sublinharam a relevância da investigação e da reflexão sobre os processos de aprendizagem para práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas.
O programa incluiu uma mesa-redonda dedicada ao “lado invisível da aprendizagem” e quatro painéis temáticos durante a tarde:
- O papel crucial do sono na aprendizagem;
- A influência da tecnologia no cérebro;
- A neurodiversidade e as múltiplas formas de aprender;
- A importância do corpo e da arte no desenvolvimento cognitivo.
Além das sessões científicas, as Jornadas integraram, também, momentos culturais e de networking, com destaque para o momento musical e para o momento mistério, que contribuíram para um ambiente mais dinâmico.
A elevada participação confirmou o interesse dos profissionais da educação em aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro e as suas redes, contribuindo para práticas mais inovadoras no contexto educativo.