IPB consolida atratividade: 5.º politécnico que coloca mais alunos no total das duas fases do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

15 Setembro 2025

O IPB mantém destaque no Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior, consolidando a sua posição como o 5.º politécnico com mais estudantes colocados no conjunto das duas fases.

O IPB manteve a sua posição relativa no Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior, sendo o 5.º politécnico com mais estudantes colocados no conjunto das duas fases, apenas atrás dos politécnicos dos maiores centros urbanos do litoral (Porto, Lisboa, Coimbra e Leiria).

Deste modo, o IPB consolida-se como uma das instituições mais atrativas a nível nacional no concurso nacional de acesso ao ensino superior. No total das duas fases, foram colocados 1 058 estudantes, dos quais 296 na 2.ª fase (menos 378 face ao ano anterior).

Tal como na 1.ª fase, também na 2.ª fase se registou forte quebra do número de candidatos a nível nacional (menos 2 533, de 19 644 em 2024 para 17 111). Porém o número de colocados aumentou (de 8029 para 8824). Esta combinação - mais vagas e menos candidatos - acentuou a litoralização do ensino superior, favorecendo a migração de estudantes para os grandes centros, sobretudo Porto e Lisboa.

Vários cursos do IPB esgotaram vagas no conjunto das duas fases, nomeadamente nas áreas da Saúde (Enfermagem e Fisioterapia), do Direito (Solicitadoria) e da Formação de Professores (Educação Básica e Línguas para Relações Internacionais). As Engenharias, com requisitos de ingresso mais exigentes, continuam a ser as áreas com menor número de colocações via CNA. Nos outros regimes de ingresso, a procura pelo IPB manteve-se elevada.

O IPB procederá agora à transferência de vagas não ocupadas no CNA para os regimes especiais, preservando ainda um pequeno número para a 3.ª fase do CNA. Assim, o total de novos estudantes matriculados neste arranque de ano letivo deverá ultrapassar os 3 500, mantendo a dimensão global do IPB em torno dos 10 000 estudantes.

As matrículas dos estudantes colocados decorrem online a partir desta segunda-feira, 15 de setembro, em https://matriculas.ipb.pt, coincidindo com o início do ano letivo.

Para quem concluiu o Ensino Secundário mas não reúne as condições de acesso ao ensino superior, aconselha-se vivamente a opção por um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP): formações curtas, com elevada empregabilidade e vias de prosseguimento para licenciatura, com creditação da maioria da formação realizada.

Mantém-se a aposta na inovação pedagógica, na proximidade com os estudantes e nas condições únicas que oferece para estudar e viver em Trás-os-Montes, onde a qualidade de vida, os apoios sociais e a internacionalização fazem a diferença.

Note-se que os estudantes do IPB beneficiam de incentivos financeiros relevantes. As Bolsas +Superior são um forte apoio a estudantes economicamente carenciados de outras regiões: 1 700 € /ano, majorados para 1 955 € no caso dos CTeSP e dos maiores de 23 anos. O IPB disponibiliza também outras bolsas no âmbito do PRR.

Contactos

Escola Superior de Tecnologia e Gestão


Instituto Politécnico de Bragança

Campus de Santa Apolónia

5300-253 BRAGANÇA

Tel: (+351) 273303000

E-mail: estig@ipb.pt