O IPB recebeu, esta semana, uma delegação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil, para aprofundar uma cooperação que já soma mais de uma década e que envolve também a Fundação Araucária.
O programa incluiu reuniões de trabalho, visitas a centros de investigação e uma sessão dedicada ao lançamento de novos instrumentos de cooperação, onde foram apresentados os modelos de dupla diplomação graduação-mestrado, mestrado-mestrado e doutorado-doutorado. Foram, também, lançados os editais de bolsas de mobilidade para estudantes e professores e a integração dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) como alavancas para futuras colaborações, numa transmissão, também, por videoconferência para participantes da UTFPR.
A delegação brasileira teve oportunidade de conhecer as principais unidades de investigação do IPB, tendo visitado o CeDRI, o CIMO, o LA SusTEC, o Brigantia EcoPark, o MORE Colab e o Espaço IF, com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação, inovação e ensino superior.
As reuniões com diretores de curso e investigadores dos ciclos de estudos de mestrado e doutoramento do IPB abriram caminho a novas parcerias académicas, reforçando o impacto da cooperação internacional entre as duas instituições.
Com mais de mil estudantes envolvidos em programas de dupla diplomação desde 2013, esta parceria entre o IPB e a UTFPR é um exemplo sólido de internacionalização, inovação pedagógica e cooperação científica.