Bragança celebrou, na passada sexta-feira, 26 de setembro, os 20 anos da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), uma iniciativa da Comissão Europeia que aproxima ciência e sociedade.
Organizada, pela primeira vez, no âmbito da Aliança de Universidades Europeias STARS EU, a edição de 2025 juntou o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Centro Ciência Viva de Bragança e todos os Centros de Investigação do IPB numa programação conjunta, que mobilizou investigadores, docentes, estudantes e famílias, em mais de meia centena de atividades.
As atividades decorreram no IPB (17h00-20h00) e no Centro Ciência Viva (21h00-23h00), com propostas para todas as idades. O público teve oportunidade de explorar temas como robótica e inteligência artificial, saúde e bem-estar, ciência animal e alimentar, educação e cidadania científica, ambiente e biodiversidade, energia e cidades inteligentes, e sustentabilidade.
A forte adesão da comunidade, o envolvimento dos investigadores e das instituições parceiras, transformou a noite num espaço de descoberta, experimentação e diálogo, reforçando o papel da ciência no desenvolvimento da região e na aproximação entre cidadãos e conhecimento.