Saber usar o dinheiro de forma consciente, compreender o valor da poupança e planear o futuro financeiro foram alguns dos motivos que levaram docentes e estudantes do IPB a visitar agrupamentos escolares de dez concelhos dos distritos de Bragança e de Vila Real.
Esta ação, de ampla expressão territorial, foi a resposta do IPB ao desafio lançado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, no âmbito da iniciativa “Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro”.
Integrada nas comemorações do Dia Mundial da Poupança, celebrado a 31 de outubro, a iniciativa teve como objetivo dotar os mais jovens de conhecimentos e ferramentas que promovam uma gestão responsável do dinheiro, reforçando a importância da poupança e do planeamento financeiro como pilares de uma vida económica equilibrada e sustentável.
No distrito de Bragança, docentes e alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTiG-IPB) dinamizaram 19 sessões em oito agrupamentos escolares, envolvendo estudantes do 1.º ciclo, do Ensino Secundário e do Ensino Profissional. “A experiência foi muito enriquecedora, especialmente nas sessões com os alunos dos primeiros ciclos, pela grande interação e espontaneidade das respostas”, explicou Jorge Alves, docente do IPB e ponto focal da ESTiG.
Em simultâneo, 22 alunos da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT-IPB) levaram o mesmo espírito de sensibilização financeira a quatro agrupamentos escolares, dos distritos de Bragança e Vila Real, através de sete palestras que chegaram a mais de 600 alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Segundo a docente, e ponto focal da EsACT, Catarina Fernandes, as sessões foram “momentos inspiradores de partilha, reflexão e diálogo sobre o valor da responsabilidade financeira e do planeamento para o futuro”, reforçando a convicção de que a educação financeira deve começar desde cedo e que a escola deve ser um espaço privilegiado para desenvolver competências essenciais à formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Com esta atividade, o IPB contribuiu para a formação de jovens mais preparados, apoiando-os para poderem tomar boas decisões financeiras e gerir de forma informada os seus recursos. A ação decorreu nos agrupamentos escolares de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Mogadouro, Murça, Valpaços e Vimioso.