Os centros de investigação do IPB vão participar ativamente na Semana da Ciência e da Tecnologia 2025, promovida pela rede Ciência Viva, com um conjunto de 24 atividades destinadas a alunos do Ensino Básico, Secundário e Profissional. A iniciativa decorre entre 24 e 30 de novembro, em todo o país, e visa aproximar a ciência da sociedade, convidando estudantes de várias idades a envolverem-se em experiências práticas, demonstrações científicas e ações de sensibilização.
Com uma participação alargada, o IPB reafirma o papel central do seu ecossistema científico – composto por seis centros de investigação de referência nacional e internacional (LiveWell, CeDRI, CIMO, UNIAG, GICoS e CITeD) – na promoção da literacia científica, da inovação e do conhecimento junto das comunidades educativas, ao apresentar propostas que abrangem áreas como a saúde e o bem-estar, a robótica, a inteligência artificial, a biologia, o turismo, a energia ou a sustentabilidade.
O Livewell vai dinamizar várias atividades relacionadas com a saúde, incluindo avaliação da aptidão física, através de testes de equilíbrio, força e potência. Os participantes terão ainda a oportunidade de criar cosméticos e aprender sobre os vários tipos de pele e os efeitos desses cosméticos em cada um deles. Haverá ainda espaço para desmistificar algumas práticas de primeiros socorros, com base em evidências científicas, e perceber a importância do sono para um estilo de vida saudável.
O CeDRI apresenta atividades centradas na robótica e nas tecnologias inteligentes, introduzindo princípios de engenharia, programação e automação. Este centro propõe, também, demonstrações sobre aplicações de inteligência artificial em setores como a agricultura, indústria, floresta e educação.
Com os investigadores do CIMO, os mais novos vão explorar, por exemplo, o poder antioxidante das plantas, conhecer o mundo que se esconde numa gota de água ou aprender a descobrir o glúten nos alimentos. Vão aprender a produzir goma xantana usando bagaço de azeitona e, ainda, conhecer vários projetos que este centro tem em desenvolvimento.
O UNIAG propõe experiências relacionadas com a investigação em turismo, desafios digitais pensados para os “sábios do ciberespaço” e um Escape Room dedicado aos mistérios do património transmontano.
O GICOS convida o público a descobrir “o que esconde uma barragem”, abordando conceitos como energia potencial, cinética e elétrica através de experiências práticas. Haverá, também, demonstrações ligadas à fileira do calçado, onde serão apresentados alguns processos inovadores e técnicas de tingimento de couro. Vai ainda haver tempo para os mais novos conhecerem solas e adesivos mais ecológicos.
O CITED, por sua vez, propõe uma atividade baseada num terrário, para explorar ecossistemas em equilíbrio, sustentabilidade, fotossíntese e ciclos da água, complementada com observações ao microscópio.
A Semana da Ciência e da Tecnologia inclui o Dia Nacional da Cultura Científica, estabelecido a 24 de novembro em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, nascido nesta data.