O IPB participa, esta semana, no Mid-term Working Meeting da STARS EU, que decorre na Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, nas Canárias. O encontro reúne mais de 170 participantes - docentes, investigadores, pessoal técnico e administrativo e estudantes - das nove instituições que integram a Aliança Europeia de Universidades STARS EU.
De 25 a 26 de novembro, são apresentados os progressos alcançados nos primeiros dois anos de atividade da aliança, incluindo a mobilidade de mais de 4 300 pessoas, o arranque de 40 BIPs (Blended Intensive Programmes), o desenvolvimento de 36 microcredenciais, a preparação de graus conjuntos e a criação de Living Labs e de um Gabinete de Transferência de Tecnologia partilhado.
O encontro permite, ainda, o alinhamento das próximas etapas nos diferentes Work Packages e nos nove Thematic Interest Groups (TIG), que estruturam as iniciativas de ensino, investigação e inovação da STARS EU.
Momento-chave: assinatura da European Campus Charter
Um dos pontos altos do encontro decorreu esta manhã, com a assinatura da STARS EU European Campus Charter pelos reitores e presidentes das universidades parceiras, no qual esteve o Presidente do IPB, Orlando Rodrigues.
Este compromisso reforça o objetivo de construir um campus europeu integrado, combinando espaços físicos e digitais que facilitem a mobilidade, o ensino, a investigação e o trabalho colaborativo entre as nove instituições. Esta Carta prevê a criação de serviços digitais comuns, sinalética harmonizada, plataformas de ciência aberta e mobilidade, e mecanismos que reforcem a inclusão, a sustentabilidade e a identidade europeia partilhada.
Do primeiro dia, destaca-se a presença de representantes das autoridades regionais das Canárias, que sublinharam o papel estratégico da participação universitária nas regiões ultraperiféricas e não-capitais da Europa. A STARS EU reúne instituições com desafios semelhantes e um forte compromisso com o desenvolvimento territorial, a inovação e a formação de competências para o futuro.
A presença do IPB neste encontro reforça a sua participação ativa na construção da STARS EU, alinhada com a missão de transformar regiões e capacitar pessoas através da educação, investigação e inovação.