O objetivo deste projeto é estudar e promover o património olivícola, atendendo ao seu carácter representativo da identidade mediterrânica, portador de valores e símbolos fortes, mas insuficientemente valorizados na região euro-mediterrânica.
«Partindo de uma abordagem crítica do património, o projeto pretende dar visibilidade a um aspeto muitas vezes negligenciado do património rural, bem como às partes interessadas e às comunidades a ele ligadas, nem todas conscientes do seu valor social. O “Olive4All” destaca os processos de patrimonialização e de constituição de comunidades em torno da oliveira, questionando o conceito de património». pode ler-se no resumo do projeto.
O projeto "Olive4All" está a ser desenvolvido por um consórcio que integra a Universidade de Avignon (França), pelo CiTUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e pela Universidade de Salónica (Grécia), e venceu o concurso europeu “Património Cultural, Identidades e Perspetivas: Responder às Sociedades em Mudança”. Com esta distinção, as três instituições vão receber um financiamento de 550 mil euros para realizarem estudos e promoverem iniciativas de valorização do património olivícola durante 3 anos.
A equipa portuguesa do consórcio, liderada pelo Professor Francisco Dias, é constituída por investigadores do CITUR afetos a 4 instituições, designadamente os professores João Vasconcelos e Fernanda Oliveira (I.P. Leiria), Victor Figueira (I. P. Beja); Aida Carvalho (I. P. Bragança); António Marques da Silva e Bruno Sousa (Universidade da Madeira). A rede nacional de apoio a este projeto inclui também as seguintes instituições nacionais: Turismo do Porto e Norte de Portugal, Turismo do Alentejo, Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e Madeira Wine Company.
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