Os Laboratórios Associados são componentes estruturantes do Sistema Científico e Tecnológico Nacional que assumem compromissos institucionais explícitos para a prossecução de objetivos de política científica e tecnológica nacional.
Com a atribuição destes estatuto o SusTEC pretende abordar de uma forma holística, transversal e multidisciplinar, e em total alinhamento com as políticas e agendas nacionais e europeias de investigação e inovação, os desafios societais promotores do desenvolvimento sustentado das regiões do interior, estando organizado em três linhas temáticas: Recursos Naturais, Agricultura e Mudanças Climáticas; Soluções Alimentares e de base biológica; PMEs Inovadoras e de Base Tecnológica.
Composto atualmente por 96 investigadores, será reforçado com a contratação de novos investigadores de carreira, garantindo a multidisciplinaridade da equipa e beneficiando a sinergia já existente entre todos os investigadores do CIMO e do CeDRI. O agora Laboratório Associado vai contribuir de forma sinérgica para melhorar os sistemas agrícolas e a gestão dos recursos naturais numa visão integrada com as questões das alterações climáticas, aumentar o interesse pela economia de base biológica, nomeadamente contribuindo para a consolidação de uma economia de desperdício zero e para a criação novas cadeias de valor. Ainda enquadrado nas suas linhas temáticas, o SusTEC vais fomentar a modernização do setor industrial, aplicando tecnologias digitais emergentes e limpas e processos verdes e sustentáveis, em alinhamento com a transformação digital e economia circular.