No âmbito do projeto "Cultura para Todos Bragança", decorreu no dia 20 de maio, no Auditório da Escola Superior de Educação, a ação de sensibilização "Rasgar Silêncios". Tratou-se de uma iniciativa que pretendeu contribuir para a eliminação de barreiras linguísticas e culturais entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte, ao mesmo tempo que visa promover a reflexão sobre a importância das línguas gestuais e sobre a partilha de experiências entre famílias, profissionais envolvidos na educação, estudantes e comunidade em geral sobre as temáticas da surdez e Língua Gestual Portuguesas.
Esta ação tratou-se de uma iniciativa conjunta entre o Instituto Politécnico de Bragança e a Câmara Municipal de Bragança, através da equipa de trabalho do projeto “Cultura para Todos Bragança” e também das Comissões de Curso do Mestrado em Tradução, do Mestrado em Educação Social – Educação e Intervenção ao Longo da Vida e da Licenciatura em Educação Social.
O evento contou ainda com a participação e presença de Amélia Amil, a primeira intérprete e monitora formal de Língua Gestual Portuguesa e autora do livro "Rasgar Silêncios".