Turismo Arqueológico esteve em debate na ESACT

20 Junho 2022

"Pensar a Arqueologia enquanto motor de desenvolvimento de uma região" foi o desafio a que se propôs a organização das Jornadas de Turismo Arqueológico que decorreram nos últimos dias entre Mirandela e Valpaços. Tratou-se de uma iniciativa da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança e do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória que reuniu sobretudo arqueólogos cujos trabalhos e projetos de investigação abordam estas temáticas.

Através da realização destas Jornadas, com perto de uma centena de participantes, a organização pretendeu destacar e afirmar o papel social e agregador que a pesquisa arqueológica pode proporcionar às comunidades locais ou ao país. As 15 comunicações e os 16 posters apresentados promoveram a discussão das principais temáticas fundamentais para o desenvolvimento do território. 

O evento permitiu, acima de tudo, a partilha de conhecimentos e de experiências sobre o modo como projetos e práticas têm triunfado nas suas regiões, partindo do binómio Arqueologia - Turismo, uma realidade indiscutível. 

No culminar do evento os participantes tiveram ainda a possibilidade de visitar alguns sitios arqueológicos nos concelhos de Mirandela e Vinhais como o Castro de S. Brás em Torre de D. Chama, a Pia dos Mouros e o Castro de Ribas em Argeriz e os Lagares Rupestres em Valha, Valpaços. 

 

l2ZPSaxdxD4

Contactos

Escola Superior de Tecnologia e Gestão


Instituto Politécnico de Bragança

Campus de Santa Apolónia


5300-253 BRAGANÇA

Tel: (+351) 273303000

E-mail: estig@ipb.pt