A acreditação desta licenciatura vem consolidar a oferta formativa do IPB no território do Alto Tâmega, que no ano letivo 2022/23, em Chaves, vai ter em funcionamento uma licenciatura, sete Cursos Técnicos Superiores Profissionais, duas Pós-Graduações e nove Microcursos.
Desde 2015 que o Instituto Politécnico de Bragança está presente nesta região, altura em que começou a a lecionar Cursos Técnicos Superiores Profissionais e Pós-Graduações por onde têm passado alunos nacionais e internacionais.
Em julho de 2021 foi aprovada pelo governo a criação da nova Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar para a cidade de Chaves, um projeto com ambição internacional, que já tem comissão instaladora, e está alinhado com as estratégias da própria região e com o trabalho do IPB na valorização dos recursos endógenos.
Também no âmbito da investigação ligada ao potencial da água e do termalismo no Alto Tâmega, o Instituto Politécnico de Bragança tem-se afirmado através do trabalho do Laboratório Colaborativo AQUAVALOR, do qual é parceiro juntamente com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega.