O CIEEMAT'22 contou com 13 palestras e 39 comunicações científicas, distribuídas pelos três dias do evento. O Congresso estreitou não só as relações como revelou o elevado potencial de cooperação nos diferentes domínios e sobretudo nesta transição para uma sociedade mais sutentável.
Coordenado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ), o CIEEMAT'22 realizou-se pela terceira vez em Portugal e pela segunda na cidade de Bragança, numa organização conjunta do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), dos seus centros de investigação CeDRI e CIMO e do seu Laboratório Associado para a Sustentabilidade e Tecnologia em Regiões do Interior.
Através da realização deste evento o Instituto Politécnico de Bragança ficou, desta forma, associado à assinatura da Declaração de Intenções entre o SETEC e o CCISP para internacionalizar o programa EnergIF, um programa que o Brasil tem vindo a desenvolver e que é já um exemplo no âmbito da promoção da Transição Energética, e que neste caso particular, poderá vir a trduzir-se na formação de pessoas e aquisição de conhecimentos nessa área.
O CIEEMAT'22 juntou em Bragança investigadores portugueses e brasileiros para discutir e refletir sobre pontos de interesse. Contou ainda com a presença do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, do Brasil e da Diretora-Geral do Ensino Superior, de Portugal.