IPB colabora em estudo sobre o tempo de recuperação dos jovens tenistas

11 Agosto 2022

Num trabalho de parceria com a Associação de Ténis do Porto, o Instituto Politécnico de Bragança integrou o projeto Ténis- Norte de Portugal para a realização de um estudo para o International Journal of Sports Science & Coaching que analisou a resposta física em tenistas juniores até e após a regra de 25 segundos no ténis.

Esta regra do ténis, conhecida como “shot clock”, limita o tempo de recuperação entre pontos durante um encontro, e o estudo publicado a 3 de julho vem provar que este limite é suficiente para a recuperação dos tenistas, independentemente do nível tenístico. Durante o estudo, os jovens tenistas participantes conseguiram recuperar, significativamente, o ritmo cardíaco e o volume de oxigénio nos 25 segundos iniciais de recuperação. No entanto, os testes realizados nas instalações do Complexo Desportivo de Lousada mostraram que a marca dos 35 segundos se revelou crucial para os jovens, pois recuperaram ambos os níveis até aos níveis ideais. 

Denominado de “Analysis of the physiological response in junior tennis players during short-term recovery: Understanding the magnitude of recovery until and after the 25 seconds rule”, o artigo resultou do trabalho de uma equipa de investigação liderada por Jorge Morais e José Bragada (Instituto Politécnico de Bragança), com a participação de Rui Silva (Coordenador Técnico ATPorto), Alan Nevill (Faculty of Education, Health and Wellbeing da Universidade de Wolverhampton), Fabio Nakamura (ISMAI) e Daniel Marinho (Universidade da Beira Interior).

O Projeto Ténis- Norte de Portugal está a ser desenvolvido pelas Associações Regionais do Porto e Vila Real. 

Contactos

Escola Superior de Tecnologia e Gestão


Instituto Politécnico de Bragança

Campus de Santa Apolónia


5300-253 BRAGANÇA

Tel: (+351) 273303000

E-mail: estig@ipb.pt